Alcance a Riqueza investindo em um Grande Negócio

riquezaSe você fizer uma pesquisa sobre as famílias super-ricas nos estados Unidos, constatará que, quase sem exceção, suas fortunas foram construídas com base num só negócio excepcional.

A família Heast ganhou seu dinheiro no jornalismo, a família Walton no varejo, a família Wrigley com gomas de mascar, a família Mars com doces, a família Gates com software, e as família Coors e Busch com cerveja. A lista não para, e quase sem exceção. Sempre que se desviaram daquele negócio maravilhoso que as fez espantosamente ricas, acabaram perdendo dinheiro – como quando a Coca-Cola se aventurou no ramo cinematográfico.

A chave do sucesso de Warren Buffett é que ele foi capaz de identificar quais são as características econômicas exatas de um negócio maravilhoso: uma empresa com vantagem competitiva duradoura e que esteja gravada na mente do consumidor. Quando um americano pensa em goma de mascar, penas na Wrigley; quando pensa em loja de descontos, pensa na Wal-Mart; e quando pensa numa cerveja gelada, pensa na Coors ou na Budweise. Essa posição privilegiada cria o poderio econômico.

Warren aprendeu que, ás vezes, a miopia do mercado de ações subestima grosseiramente essas empresas maravilhosas, e, quando isso acontece, ele entra em cena e compra o máximo de ações que pode. A empresa de Warrren, a Berkshire Hathaway, é uma coleção de alguns dos melhores negócios dos Estados Unidos, todos eles super-rentáveis e comprados quando Wall Street os ignorava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *