Como sair das dívidas do cartão de crédito

dívidas cartão de créditoPara sair do lamaçal de dívidas do cartão de crédito, o melhor caminho, segundo o consultor financeiro Paulo Roberto Silva dos Santos é não pagar a parcela mínima, buscar outra linha de crédito mais barata, como o empréstimo pessoal (com juros de cerca 70% ao ano), para quitar a dívida total. “As administradoras de cartão de crédito não aceitam negociar a divida de imediato e propõe que você pague o valor mínimo da fatura, pois, para elas, vale a pena.”

Se você entrou no crédito rotativo e não tem outra forma de conseguir dinheiro para pagar a fatura, simplesmente pare de pagar o cartão, além de parar de usá-lo, claro. Seu nome poderá ir para os cadastros de sérvios de proteção ao crédito, como o SPC e a Serada, mas , quando isso acontecer, a administradora irá notificá-lo da divida e de sua possível negativação.

É hora de negociar. “Peça o detalhamento dos encargos, pois dessa forma poderá reduzir os valores e tentar estipular parcelas fixas”, afirma Miguel de Oliveira, vice-presidente da Anetac. O tempo pode ser seu aliado na renegociação dos débitos do cartão. Conforme a dívida vai ficando mais velha, o credor também corre riscos, pode não recebê-la. Em cinco anos, há a prescrição do débito se não for proposta uma ação judicial de cobrança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *