Dicas de Finanças – Conheça seu Orçamento

Orçamento DomésticoQuanto você ganha a mais (ou a menos) do que gasta? Em outras palavras, quanto você tem disponível para gastar?

Quanto você deve – em contas que não pode pagar, empréstimos ou compras parceladas no cartão de credito?

Quanto do seu orçamento vai para as despesas domesticas? Quando vai para as despesas fixas e quais elas são?

Quanto é investido nas crianças, de sapatos novos a aulas de natação?

E Quanto a roupas, férias, despesas com o carro, decoração, jardinagem, compras de Natal, vida social, hobbies?

Para onde vai o restante?

Veja, se você quiser mesmo reduzir os gastos precisa saber exatamente o que gasta hoje, o que esta acontecendo e quanto sobra – ou falta – no final do mês. É claro que é possível conseguir guardar um pouco de dinheiro aqui e ali, mas sem uma compreensão clara do seu orçamento é simplesmente impossível identificar os gatos dispensáveis, onde é preciso economizar mais, quais são os gastos realmente necessários e assim por diante.

Então, sente-se com a boa e velha dupla caneta e papel e calculei o que entra e o que sai e para onde vai o dinheiro. Posso afirmar que, feito isso, você já se sentirá melhor apenas por ter as respostas para todas aquelas perguntas.

One comment

  • maria

    estou com dividas de cartão e de carnei atrasados, tenho 3 filhos com idade entre 7 meses e 8 anos só o meu marido trabalha ele tem renda fixa de 2.000 mais alguns serviços feitos por fora porém ele paga 2 alugueis no total de 1.075.00 mais os gastos com água,luz e telefone móvel e fixo e internet, supermercado. não guardamos nenhum dinheiro, todo mês ficamos com algumas dividas para traz além das que ja deixamos pra lá há algum tempo como cartão e carnei, além disso não conseguimos passear com as crianças nem só o casal também quase não compramos roupas nem calçados para a família por favor me ajuda como posso tirar a minha família dessa situação ja estamos vivendo assim há muito tempo, como posso elaborar um plano que o meu marido possa me ajudar a controlar já que ele não para para ver a situação mesmo que passe por situação desagradável e de risco como por exemplo com relação a saúde que e algo que não podemos prever quando agente ou as criança possa precisar de cuidados médicos que exija uma saúde particular. por favor me ajude…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *