Maus Hábitos podem fazer você perder dinheiro

“Os grilhões do hábito são leves demais para serem sentidos, até que ficam pesados demais para sem rompido”queimando dinheiro

Essa é uma citação que Warren Buffett faz do filosofo inglês Bertrand Russel, porque suas palavras descrevem perfeitamente a natureza insidiosa de hábitos de negócios ruins, que só se tornam aparentes quando é tarde demais.

Hábitos como reduzir custos depôs que uma empresa está em dificuldades, algo que você deveria ter feito antes mesmo de se aproximar do perigo. A empresa que incha com despesas desnecessárias em épocas de fartura é a empresa que afundará quando a situação piorar.

Essa propensão a se auto-iludir também revela muito sobre o tipo de administração que deixou as despesas engordarem. Melhor verificar com atenção aonde os seus hábitos o estão conduzindo bem antes de chegar lá. O momento de mudar de rumo é antes de descobrir que seu navio está afundando um mar de problemas.

Foi o que aconteceu a Warren com sua estratégia de investimento, inspirada em Benjamin Graham, de comprar ações baratas, vendidas abaixo do valor nominal, independentemente da perspectiva econômica a longo prazo da empresa. Isso foi algo que lê conseguiu fazer com grande sucesso durante a década de 1950 e no inicio dos anos 1960. Mas Warren manteve sua abordagem quando ela já não era mais viável – os grilhões do habito eram leves demais para serem sentidos.

Quando enfim acordou, no final da década de 1970, para o fato de que a onda das pechinchas de Graham se encerrava, mudou para uma estratégia de comprar empresas excepcionais a preços razoáveis e, depois, mantê-las por longos períodos – deixando assim o valor da empresa aumentar. Com a estratégia antiga ele ganhou milhões, mas com a nova ganhou bilhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *