Seu dinheiro:produtos típicos da Páscoa estão mais caros

Aproxima-se uma das datas comemorativas mais suculentas do ano: a Páscoa. Além dos coloridos e variados ovos de chocolate, também fazem parte da festa os almoços no domingo.

Porém, o consumidor deve ficar atento, pois as compras de produtos típicos neste ano vão demandar mais gastos. Isso porque os preços praticados pelos supermercadistas estão, em média, 5,2% mais caros do que em 2009. No ano passado, o índice foi 6,8% superior ao de 2008.

Já o aumento nos preços pagos pelos supermercadistas junto aos fornecedores foi de 6,8%, índice inferior ao do ano passado (10,6%).

De acordo com o presidente da Abras, Sussumo Honda, mesmo com a elevação nos preços pagos aos fornecedores, os supermercadistas optaram por absorver esse aumento, sem repassá-lo integralmente aos consumidores.

Os dados fazem parte do levantamento realizado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e divulgado nesta terça-feira (16).

Variação dos preços de alguns produtos
Para se ter uma ideia, o bacalhau, produto mais procurado para o evento, será encontrado nas prateleiras dos estabelecimentos com um valor 3,5% mais caro. Já o vinho importado apresenta uma variação maior no preço, estando 9% mais caro.

Na tabela abaixo, é possível verificar a variação dos preços de alguns produtos que costumam ter grande demanda na época da Páscoa:

Produto Variação 2009/2010
Vinho importado 9%
Peixes em geral 6,6%
Azeites 5,9%
Vinhos nacionais 5,3%
Bombons e chocolates 5,1%
Ovos de Páscoa 4,6%
Bacalhau 3,5%
Colomba 2,8%

Fonte: Abras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *